Seja em uma empresa, em um condomínio ou até em determinadas residências, há sempre uma grande necessidade de comunicação entre as pessoas ou setores. E para tornar isso possível de maneira bem simples, o melhor é usar o PABX.
Um PABX (Private Automatic Branch Exchange — em português, Troca Automatizada de Ramais Privados) é uma infraestrutura que centraliza toda a comunicação telefônica (seja ela digital ou analógica) para que a organização ou residência possa se comunicar com seus diversos ramais e também com telefones externos.
Há diversos tipos de PABX. Por um lado, temos o uso da tecnologia TDM (Time Division Multiplexing) tanto para sistemas analógicos como digitais. O analógico, mais simples, usa a rede de telefonia fixa tradicional para transmissão. O digital aparece como evolução do analógico, permitindo recursos como seleção automática de linha, capacidade ilimitada de canais, entre outros serviços.
Outra opção é o PABX IP, uma versão mais moderna e vantajosa dessa tecnologia, que pode utilizar a internet para realizar ligações e suporta todas as funcionalidades do sistema tradicional, além de ter diversos recursos adicionais. Ela tem como base a tecnologia VoIP.
Há ainda a opção de usar o PABX Híbrido, que une as duas tecnologias buscando harmonizar custo e benefício.
O uso do PABX IP é uma opção cada vez mais frequente, especialmente pela facilidade operacional e resultados obtidos. Você sabe como essa tecnologia funciona?
Tecnologia VoIP e PABX
O funcionamento da comunicação usando VoIP é similar ao da telefonia fixa convencional. Seu diferencial está no uso da rede de internet, de uma rede de dados local do cliente ou de uma rede privada das operadoras (MPLS) para transmissão.
De forma simples, a comunicação VoIP funciona assim: todo computador tem um endereço IP, uma identificação única na rede. Quando uma pessoa precisa falar com a outra, a identificação por trás do número discado é a do endereço IP.
Essa conexão é feita de maneira muito simples e rápida, podendo ser realizada por meio de aparelhos físicos do computador ou de dispositivos móveis, como tablets e smartphones, com o uso de softwares apropriados (softphones).
A partir daí, quando a ligação é completada, a voz é convertida em pacotes de dados, que são transmitidos de um ponto para o outro como as imagens ou textos que usamos no computador.
Vantagens do PABX IP
Esta é certamente uma evolução considerável no gerenciamento de comunicações internas e externas. Veja as 10 principais vantagens de escolher essa tecnologia:
1. Redução de custos
Por meio do PABX IP, a empresa tem todos os seus sistemas de comunicação conectados, o que possibilita a realização de chamadas gratuitas entre os departamentos ou até entre as diferentes localidades da organização. Isso diminui bastante o valor da conta de telefone no fim do mês, o que ajuda a reduzir custos.
Além disso, o sistema PABX IP apresenta baixa manutenção, o que, em longo prazo, também se traduz em economia, sem contar que as chamadas de longa distância têm tarifa reduzida ou até tarifa zero, já que são feitas pela rede IP do cliente.
2. Aumento de produtividade
Outro ponto-chave do PABX IP é o ganho de produtividade com as comunicações unificadas (UC) que ele promove dentro das empresas. Como é conectado à internet, é possível utilizar todos os recursos da tecnologia por meio de dispositivos móveis (para os quais são redirecionadas as chamadas, caso a pessoa não esteja em seu ramal), a qualquer hora e lugar.
Toda essa mobilidade resulta em um aumento de produtividade dos colaboradores, já que eles conseguem acessar o sistema de onde estiverem e fazer as ligações necessárias para o seu trabalho, o que é interessante para quem trabalha com TI nas áreas de negócios, contratos, vendas, suporte ao cliente, entre outros.
3. Unificação dos ramais
Com a tecnologia PABX IP, a empresa consegue unificar todos os seus ramais, sejam eles do sistema VoIP ou da telefonia convencional. Assim, não é necessário mudar o número de telefone de nenhum colaborador, independentemente do departamento no qual ele trabalhe.
Isso facilita bastante a integração da tecnologia com o dia a dia da organização, já que os colaboradores conseguem se adaptar a ela sem mudanças bruscas.
4. Administração de rede facilitada
Uma empresa que trabalha com PABX IP consegue integrar todos os seus ramais de telefonia em uma única rede de dados, o que facilita bastante a sua administração.
Assim, caso ocorram quaisquer problemas na rede ou em um ramal específico, a organização consegue detectá-los e corrigi-los com muito mais rapidez, o que evita prejuízos para a comunicação empresarial.
Além disso, é possível adicionar ou remover ramais ou telefones IP ligados ao sistema PABX, sempre que seja necessário. É uma manobra interessante para quem deseja mudar de número ou se o sistema precisar passar por algum tipo de reparo. Dessa forma, a empresa não tem as suas atividades afetadas por uma manutenção, por exemplo.
5. Melhora no atendimento ao cliente
O PABX IP é uma das melhores alternativas para as organizações que desejam levar o atendimento ao cliente a outro nível. Por meio dessa tecnologia, a empresa pode implantar a URA (Unidade de Resposta Audível), que atende as ligações com uma gravação personalizada.
Assim, o cliente é direcionado para o setor para o qual deseja atendimento de maneira rápida e eficaz, sem a necessidade de passar por diversos atendentes, o que torna todo o atendimento muito mais moderno e eficiente.
6. Gerenciamento via web
Toda a configuração e ajustes de manutenção são realizados por meio de uma interface web. Em geral, interfaces web são bem mais intuitivas, permitindo que mesmo quem não é um instalador profissional consiga realizar alterações básicas.
7. Otimização de dados
O uso da transmissão digital otimiza o processo de comunicação consideravelmente. Para se ter uma ideia, o tempo e recursos utilizados na comunicação VoIP é cerca de 50% menor em relação à comunicação tradicional.
8. Melhor visibilidade de status
Saber e entender o que está acontecendo no sistema é fundamental. Em uma rede analógica, pode ser difícil ter essas informações. Mas, com a tecnologia digital, é possível visualizar o status do sistema telefônico rapidamente e de forma clara por meio de um painel de gerenciamento na web.
9. Roaming sem fronteiras
Com o uso da tecnologia VoIP, as ligações de PABX podem ser feitas a partir de qualquer parte do mundo, uma vez que a base de comunicação é o protocolo SIP (Protocolo de Iniciação de Sessão), responsável, entre outras coisas, pela criação de sessões multimídia e telefônicas.
10. Uso de imagens
Um recurso cada vez mais valioso no mercado atual é o uso de imagens nas conversas, as videochamadas. Com o uso da tecnologia VoIP, isso é bem simples de ser realizado e traz maior proximidade entre seus usuários.
Se compararmos o PABX convencional com o IP, certamente o segundo será a melhor escolha para o seu negócio. Vale a pena investir, sim, já que ele oferece às organizações melhores resultados, melhor performance e redução de custos!
Além disso, há de se levar em conta o fato de que a tecnologia digital continuará evoluindo, trazendo cada vez mais recursos e segurança para o uso das comunicações.